Recentemente, vimos uma das muitas versões que foram feitas desse personagem e eu gostei muito porque, apesar de ser policial, ele tem algo popular nele, na sua maneira de agir e se relacionar com as pessoas. Eu li o livro com prazer, é uma leitura leve e simples que o leva aos subúrbios de Paris.
Neste episódio, Maigret está aposentado e precisa retornar a Paris para atuar como pesquisador para ajudar seu sobrinho que se meteu em confusão.
"Ele escrevia um capítulo inteiro muito rapidamente.
Perdia um litro de suor em uma sessão e meia de escrita,
era como um atleta"
John Simenon, filho do autor.
Georges Simenon foi um escritor belga de língua francesa. Foi um romancista de uma fecundidade extraordinária: escreveu 192 romances, 158 novelas, alem de obras autobiográficas e numerosos artigos e reportagens sob seu nome e mais 176 romances, dezenas de novelas, contos e artigos sob 27 pseudônimos diferentes.
As tiragens acumuladas de seus livros atingem mais de 500 milhões de exemplares. É o autor belga, e o quarto autor de língua francesa mais traduzido em todo o mundo. Seu personagem mais famoso é o Comissário Maigret, personagem de 75 novelas e 28 contos.
"Eu era muito pobre. Em Paris, eu morava em um quarto no sótão cujo teto era tão baixo que à noite eu batia com a cabeça quando me levantava. Estou, portanto, muito feliz por estar de volta entre aqueles que vivem modestamente".
Ana Paula Laux fala neste video sobre Simenon e também sobre Maigret:
Fontes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_Simenonhttps://literaturapolicial.com/2014/09/04/7-curiosidades-de-simenon/
No hay comentarios:
Publicar un comentario