12 may 2025

Colheita sangrenta (Dashiell Hammett, 1929)

Eu encontrei este livro na histórica Livraria Bertrand de Lisboa, em Agosto de 2021. Estávamos a viajar para Vitoria-Gasteiz e eu queria um livro que pudesse ler em qualquer lugar, simples e confortável de ler. Já tinha tentado ler "Balada da praia dos cães", de José Cardoso Pires, mas achei muito difícil (a causa de meu português, ou a sua ausência...), por isso optei pela tradução de um romance policial.

Livraria Bertrand, Lisboa (Wikipedia)

Samuel Dashiell Hammett (Condado de Saint Mary's, 27 de maio de 1894 – Nova Iorque, 10 de janeiro de 1961) foi um escritor estadunidense, considerado o pai do romance policial americano, um dos precursores da literatura noir. 

Abandonou a escola com quatorze anos e passou a trabalhar como mensageiro, entregador de jornal, escriturário, apontador de mão-de-obra e estivador, entre outros empregos. Aos 20 anos, foi trabalhar na Agência Pinkerton de detetives. Em 1918, alistou-se no Corpo de Ambulâncias do Exército. Depois da guerra, com tuberculose, vagou de sanatório em sanatório e voltou à agência Pinkerton, demitindo-se em seguida para se dedicar à literatura. 

Escreveu grandes romances policiais, como "O Falcão de Malta" ou "O Homem magro", que têm versões cinematográficas magníficas.

 

Dashiell Hammett (fotógrafo não atribuído. Domínio público).

Homem de esquerda assumido e simpatizante do Partido Comunista Americano, foi vítima da "caça às bruxas" promovida pelo senador Joseph McCarthy no início da década de 50. Recusando-se a colaborar com a comissão que investigava atividades supostamente subversivas na indústria cinematográfica, foi preso e incluído na lista negra que impedia os artistas de trabalharem na indústria cinematográfica (Wikipedia).  

Colheita Sangrenta foi o primeiro romance escrito por Dashiell Hammett. A revista Time incluiu-o na sua lista dos 100 melhores romances em língua inglesa desde 1923.

É muito mais do que um soberbo exemplo de ficção policial - é também uma história magnífica sobre a corrupção e a violência na América dos anos 20. Estilisticamente, com as suas frases curtas e diálogos, e as suas cenas marcantes de tiroteios, emboscadas, perseguições e assim por diante, Colheita Sangrenta foi um dos primeiros exemplos da intersecção de histórias de detetives e linguagem cinematográfica.

Além disso, Hammett rompe com a tradição do detetive que resolve casos através da lógica e da dedução, e apresenta uma personagem que, embora possua um extraordinário dom de observação, resolve casos percorrendo as ruas em busca de informações e manipulando as coisas como bem entende (Wikipedia).

O agente da Continental é contratado para resolver um caso em Personville - também conhecida como Poisonville -, mas o seu cliente, aquele que parece ser o único homem honesto da cidade, é assassinado ainda antes de se encontrarem.

Com o objetivo de controlar as greves dos trabalhadores, fora o próprio pai da vítima quem fizera entrar na cidade uma série de gangues que rapidamente se tornaram os seus senhores.

Agora terá de ser o agente da Continental a tomar o assunto em mãos, ainda que para isso se veja obrigado a usar os mesmos métodos sangrentos dos seus adversários.

No hay comentarios:

Publicar un comentario