17 oct 2019

O sobrinho de Maigret, de Georges Simenon

Estávamos andando pelas ruas de Évora em abril, quando vimos que em uma livraria deram pequenos livros grátis. Um desses livros foi "O sobrinho de Maigret", de Georges Simenon, uma versão em brochura.

Recentemente, vimos uma das muitas versões que foram feitas desse personagem e eu gostei muito porque, apesar de ser policial, ele tem algo popular nele, na sua maneira de agir e se relacionar com as pessoas. Eu li o livro com prazer, é uma leitura leve e simples que o leva aos subúrbios de Paris.

Neste episódio, Maigret está aposentado e precisa retornar a Paris para atuar como pesquisador para ajudar seu sobrinho que se meteu em confusão.

"Ele escrevia um capítulo inteiro muito rapidamente.
Perdia um litro de suor em uma sessão e meia de escrita,
era como um atleta"
John Simenon, filho do autor.

Georges Simenon foi um escritor belga de língua francesa. Foi um romancista de uma fecundidade extraordinária: escreveu 192 romances, 158 novelas, alem de obras autobiográficas e numerosos artigos e reportagens sob seu nome e mais 176 romances, dezenas de novelas, contos e artigos sob 27 pseudônimos diferentes.

As tiragens acumuladas de seus livros atingem mais de 500 milhões de exemplares. É o autor belga, e o quarto autor de língua francesa mais traduzido em todo o mundo. Seu personagem mais famoso é o Comissário Maigret, personagem de 75 novelas e 28 contos.



"Eu era muito pobre. Em Paris, eu morava em um quarto no sótão cujo teto era tão baixo que à noite eu batia com a cabeça quando me levantava. Estou, portanto, muito feliz por estar de volta entre aqueles que vivem modestamente".

Ana Paula Laux fala neste video sobre Simenon e também sobre Maigret:



Fontes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_Simenon
https://literaturapolicial.com/2014/09/04/7-curiosidades-de-simenon/

No hay comentarios:

Publicar un comentario